70 ANOS: Programa especial traz a história do povo de Rondonópolis

Programa especial traz a história do povo de Rondonópolis

O 4° episódio do Programa “Rondonópolis Tem História” de hoje (7), com o professor Paulo José Correia, exibido a partir das 12h, no SBT (canal 8.1) é em comemoração ao aniversário de 70 anos de Rondonópolis e traz a história do povo que vive há muitos anos na cidade. O programa também vai ao ar na TV Cidade Record (canal 5.1), todas as terças-feiras, às 18h50.

Saiba das nossas novidades da Coluna Social siga-nos no Instagram!

Paulo José conta que esse é um programa especial e que nesse episódio será possível descobrir o que Rondonópolis tem de melhor que é o seu povo. Para iniciar ele conta que foi a partir de 1902 que formou-se o povoado do Rio Vermelho com várias famílias de diferentes locais do país e que a partir desse momento começou o processo histórico de Rondonópolis.

O 1° ciclo foi formado pelas famílias que vieram de Goiás e de outras regiões de Mato Grosso. No 2° vieram os nordestinos pela corrida do ouro e em seguida, no 3° ciclo, nas décadas de 30 à 60 chegaram os mineiros e paulistas que vieram trabalhar e desenvolver a cidade. já os sulistas chegaram no 4° e atual ciclo trazendo a agroindustrialização.

O pioneiro Pedro Lucena, por exemplo, chegou em Rondonópolis com a sua família em 1964, eles moravam na Paraíba e acompanharam todo o crescimento da cidade. Segundo Pedro a sua mãe conseguiu comprar um sítio e iniciaram o trabalho na agropecuária e no decorrer desses anos, Rondonópolis teve uma grande evolução de crescimento e oportunidades.

Outro personagem desse episódio é o presidente da Associação dos Pioneiros de Rondonópolis, Antônio Cabral. Ele veio do Rio Grande do Norte em 1953 e conta que nessa época o serviço era braçal e todo o alimento era tirado do plantio. “Rondonópolis cresceu muito e foi aqui que eu criei os meus filhos e netos. Me sinto realizado por morar aqui”, disse Cabral.

O senhor Zenóbio Pedraça, também viu a cidade se desenvolver. Ele veio de Cáceres e chegou em Rondonópolis em 1955 e a primeira vez que ele passou pela cidade foi de balsa e logo pensou “eu vou morar nessa cidade” e assim fez.

Já o professor Ramon Luiz conta que chegou em Rondonópolis em 1998 ele veio com a família do Estado do Rio Grande do Sul em busca de novas oportunidades. Ele relata que no decorrer dos anos viu a cidade crescer de forma extraordinária.


Acesse nosso Instagram e esteja por dentro de tudo!

Mara Oliveira
@MaraLonardonii

Atitude MT
@AtitudeMt