VITRINE AGROPEC

49ª Exposul trará palestras sobre as cadeias produtivas da carne e do leite, créditos de carbono e apicultura

A programação da Vitrine Agropec será uma das mais diversificadas dos últimos anos, entre os dias 07 a 11 de agosto, na 49ª Exposul. Com palestras gratuitas de especialistas e pesquisadores renomados que serão voltadas para as cadeias produtivas da carne e do leite, créditos de carbono e apicultura, além da abertura da Vitrine que será marcada por uma audiência pública da Câmara de Vereadores de Rondonópolis dirigida à agricultura familiar.

Segundo um dos organizadores da Vitrine Agropec, Caio Venuto Soares, a extensa e variada linha de palestras e assuntos que serão abordados trarão aos participantes muitas informações e tendências dos assuntos propostos. “A Vitrine Agropec deste ano foi pensada para abranger e contemplar cadeias produtivas importantes para a nossa região e para o estado, como a da carne e a do leite. Além disso, oferecemos um assunto muito atual e que veio para ficar, que são os créditos de carbono, e um tema inédito aqui na Agropec é a apicultura. E para abrir os trabalhos, uma importante audiência pública que será realizada pela Câmara Municipal com a finalidade de debater os desafios da agricultura familiar para o futuro”, disse.

Na abertura da Vitrine Agropec, na segunda-feira (07/08) o espaço será para a agricultura familiar, com uma audiência pública voltada para este segmento onde com a participação dos pequenos produtores rurais da região pois a partir das demandas apresentadas dentro da Audiência Pública é que serão debatidos os desafios da agricultura familiar para o futuro, onde as demandas do encontro serão encaminhadas junto aos governos municipal, estadual e federal.

Na terça-feira (08/08), a Vitrine Agropec apresentará o Conecta Meat, que reunirá especialistas e profissionais renomados de todo o país, onde na oportunidade serão apresentados projetos, ideias e soluções inovadoras para cadeia produtiva da carne, como explica a zootecnista Evelyn Prestes Brito, que está à frente da organização do Conecta Meat. “O propósito do evento é se tornar um palco de inovações não apenas para a cadeia produtiva da carne, mas de outras soluções do Agronegócio. Um dos objetivos é mostrar os Projetos, Soluções e AgTechs que “conversam” com os desafios para a cadeia da carne, e consolidar Rondonópolis-MT como um celeiro de ideias, projetos e inovações voltados à carne de qualidade”, destacou.

No terceiro dia de Vitrine Agropec, os participantes terão palestras de “Diagnóstico e Planejamento de Propriedades de Leite”, com Thulio Marçal, Supervisor de Assistência Técnica de Bovinocultura de Leite do Senar MT, e os “Desafios Sanitários e Benefícios da Identificação Individual nas Fazendas”, ministrada por Welington José Martins Filho, Consultor em Pecuária MSD Saúde Animal.

Já na quinta-feira (10/08), a programação será com o ciclo de palestras UFR, GPISI E ALIANÇA SIPA, que abrirá os trabalhos com a palestra “Desmistificando o mercado de carbono”, onde a membro do Grupo de Pesquisa em Ecologia do Pastejo (GPEP) e da divisão de Neutralidade Climática da Aliança SIPA, Lívia Chagas de Lima abordará o tema. Na sequência, o graduado e mestre em Zootecnia com foco em mudanças climáticas, pecuária de corte e sistemas de pastejo, Yuri Santa Rosa Guimarães, que discorrerá sobre “Estudo de viabilidade técnica de projetos de carbono no MT”, abordando sobre os requisitos, processos, valores de projetos de créditos de carbono em áreas agricultáveis, bem como a possibilidade de os produtores participarem destes projetos. Focado no Mato Grosso e Centro Oeste.

Finalizando o dia, a terceira palestra falará sobre “Práticas de manejo para aumentar o sequestro de carbono no solo”, com o Engenheiro Agrônomo, Edicarlos Damacena de Souza. “Apresentaremos ao público presente algumas práticas de manejo que viabilizem de fato o sequestro de carbono no solo, como os Sistemas Integrados de Produção Agropecuária (SIPA), uso de diversidade funcional, plantas de cobertura, Pastoreio Rotatínuo, Sistema Plantio Direto e Adubação de sistemas. Ainda, a palestra será enriquecida com resultados dos projetos científicos conduzidos em parceria com a Aliança SIPA, Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) e Grupo de Pesquisas e Inovação em Sistemas Puros e Integrados de Produção Agropecuária (GPISI), que comprovam a eficiência de todas essas práticas no aumento de carbono no solo e mitigação dos gases de efeito estufa de forma concomitante ao aumento de produção e sustentabilidade econômica e ambiental”, concluiu.

A sexta-feira (11), marca o fim da edição 2023 da Vitrine Agropec e contará com as palestras “Utilização da Polinização na Agricultura”, com o Dr° em Zootecnia, Heber Luiz Pereira e em seguida, “Empreender na Apicultura”, ministrada pelo criador do curso online Manejos para Alta Produtividade de Mel, Gustavo Nadeu Bijos.

Inscrições são gratuitas e limitada

Confira a Programação Vitrine Agropec:

07/08 – Segunda-feira

19h: Solenidade de abertura

Audiência pública para debater os desafios da agricultura familiar para o futuro

Local: Centro de eventos Adolfo Tadeu

8/08 – Terça-feira

Conecta Meat – Conectando soluções para cadeia de carne

Local: Centro de eventos Adolfo Tadeu

08h: Credenciamento e Entrega de Materiais

09h: Desafios da Nutrição Animal Frente às Demandas do Mercado de Carne (Projeto “Carne do Bem”) Dr. Pedro Veiga / Gerente de Tecnologia Bovinos de Corte – Cargill/Nutron.

0/08 – QUINTA FEIRA

18 Horas: Leilão do Criador / Gado de Corte

Local: Tatersal Inês de Castro

12/08 – SÁBADO

12 Horas: Leilão Raçador

Tatersal Inês Castro