Obras a todo vapor: Niraj envolve cronograma diferenciado devido a grandiosidade do projeto

A equipe de profissionais do Grupo TMI tem trabalhado com afinco para o cumprimento do cronograma do Niraj Towers, que abrigará junto à Avenida dos Estudantes, em Rondonópolis, as duas maiores torres do Centro-Oeste e que estarão entre as três maiores do Brasil. Com 62 pavimentos e 250 metros de altura, as torres exigem uma fundação diferenciada capaz de suportar toda a estrutura gigantesca. O projeto será concluído em 2029.

Nessa fase inicial, os profissionais se esmeram nos trabalhos de perfuração das super estacas da fundação – ao todo, vão ser 136 super estacas. No caso do Niraj, o sistema usa estacas e um radier, formando um bloco gigante de concreto de 3,5 metros de altura e as super estacas cravadas no solo. Além disso, os diversos testes para assegurar o suporte de carga, integridade e solidez da fundação estão em curso.
O engenheiro civil Nautenes Alves Maia de Carvalho, que atua nas obras do Niraj Towers, explica que a fase de fundação do empreendimento é meticulosa e um tanto morosa porque envolve uma obra de grande magnitude, precisando seguir uma série de critérios e as especificações das normas técnicas. O fuste de cada estaca, por exemplo, deve ser aberto e concretado no mesmo dia.

Além disso, devido ao tamanho do projeto, Nautenes aponta que a fundação gigante demanda mais trabalho, mais materiais e mais tempo, não sendo executada como em uma obra tradicional. Para se ter uma ideia, somente na fundação do Niraj vão ser necessários cerca de 6.800 m³ de concreto nos blocos e 5.700 m³ de concreto nas estacas, além de 195 toneladas de aço.

A estimativa atual é que os trabalhos de fundação das torres perdurem até o começo do próximo ano. Nos último dias, o engenheiro informa que o serviço de instalação das estacas tem avançado, com a perfuração e concretagem de duas estacas ao dia. E o ritmo das obras, segundo ele, deve avançar nos próximos dias, com a atuação de mais uma máquina nesse propósito.

Nautenes também diz que a maioria dos testes necessários para a fundação já foi realizada com sucesso e, nessa semana, o último teste de integridade das estacas deve ser realizado. Depois de concluídas as estacas, devem ser feitos os trabalhos de arrasamento de estacas (nivelamento para corte da cabeça de estaca), para posterior confecção e concretagem do bloco superior da fundação.

Com tudo ocorrendo a contento, a previsão é que a estrutura das torres comece a a ser executada, ficando visível, no primeiro semestre do próximo ano. Diante da tecnologia a ser empregada, o engenheiro adianta que a perspectiva do Grupo TMI é poder concretar em média três lajes por mês, fazendo com que a estrutura suba rapidamente nessa fase seguinte.

Para os serviços da fase atual, as equipes têm avançado muitas vezes nos trabalhos até à noite. Vale reforçar ainda que Rondonópolis nunca viu um projeto de prédio dessa envergadura, com muitas tecnologias sendo trazidas com pioneirismo ao município. Ao todo, o Niraj Towers contará com 144.518,29 m² de área construída, sendo edificado em duas torres contemplando 420 unidades habitacionais.