Alunos do Senai Rondonópolis se destacam e conquistam 3º lugar no Grand Prix de Inovação

Os alunos do Senai Rondonópolis e da Fatec Senai Rondonópolis foram reconhecidos e premiados em terceiro lugar no Grand Prix Senai de Inovação, que ocorreu nos dias 22 e 23 de outubro, durante a realização da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Cuiabá.

Juntos, Ana Clara Martins Feijó, Izabella Camargo de Noronha, Juan Lopes Carvalho Alves do Senai, Tiago Lima Santos e Maria Eduarda Villa Brito Arcanjo, da Fatec, desenvolveram uma solução para um desafio da agroindústria mato-grossense.

O desafio era o superaquecimento do alternador da algodoeira CP 770, que, conforme a explicação do aluno do Novo Ensino Médio do Senai Rondonópolis, Juan Alves, seria de fato resolvido.

“Nossa solução foi adicionar uma segunda polia que acionada remotamente por um sensor acoplado à máquina, funcionaria como sistema operacional hidráulico que quando ativado empurraria a polia na correia. Assim, daria um descanso para o alternador esfriar sem precisar desligar a máquina. Depois do esfriamento, a polia seria recolhida pelo sistema operacional instalado na máquina e o sensor seria adicionado junto ao sistema software da máquina”, explicou o jovem estudante.

O Grand Prix Senai de Inovação é uma competição entre as 13 unidades Senai do estado, que possui diversas etapas, estimulando os alunos a desenvolverem soluções para desafios reais da indústria em curto período de tempo. Participaram da etapa estadual 55 estudantes de Mato Grosso.

O primeiro lugar ficou com os estudantes do Senai Aripuanã, seguidos do alunos do Senai Várzea Grande.