Câmara aprova projeto de lei que visa o fornecimento de água potável em eventos de grande concentração de pessoas em Rondonópolis

Medida foi apresentada após morte de jovem moradora da cidade em show da cantora Taylor Swift, no Rio de Janeiro
Projeto de lei foi apresentado pelo vereador Subtenente Guinancio após morte da jovem Ana Clara Benevides – Foto: Arquivo AGORAMT/Arquivo Pessoal

O vereador Subtenente Guinancio (PSDB) apresentou na sessão da Câmara Municipal desta quarta-feira (25) o projeto de lei nº 2889/2023 que trata sobre o fornecimento de água potável para consumo humano em eventos de grande concentração de pessoas. A proposta foi apresentada após Ana Clara Benevides morrer durante show da Taylor Swift no Rio Janeiro. A jovem de 23 anos morava em Rondonópolis e teria passado mal e desmaiado após ter uma parada cardiorrespiratória. O projeto foi aprovado e segue para o Poder Executivo.

O vereador responsável pela proposta disse que o pedido foi feito por representantes da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), local em que a jovem estudava. “A reitora e demais pró-reitores da UFR encaminharam esse pedido e imediatamente nós transformamos em projeto de lei. A missão do Legislativo é entregar à sociedade o que ela espera de nós. Vivemos tempos de altas temperaturas e sabemos que, depois do sangue, o líquido mais importante para a vida é a água e não se pode continuar promovendo eventos dessa magnitude sem que se tenha um cuidado com o fornecimento de água”, explicou o vereador.

Guinancio falou que pretende promover um maior debate sobre o assunto por meio do projeto de lei. “A ideia do projeto é justamente garantir o fornecimento de água potável em todos esses eventos, seja através da venda, que a venda aconteça, ou no caso da não garantia, que o fornecimento seja feito gratuitamente pelo promotor do evento. E caberá ao poder municipal fiscalizar, inclusive com suspensão de alvará, caso não seja comprovado que isso está disponível”, disse.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Júnior Mendonça (PT), comentou sobre o projeto de lei. “Os eventos públicos devem ter água potável ou devem vender uma água a um preço mais adequado. Essa lei já existe em algumas cidades do Brasil e acredito que a gente vai estar entregando para a sociedade rondonopolitana o que de fato ela precisa, que são eventos com água potável para todo mundo para que não ocorra o que aconteceu com a Ana Clara”, finalizou.

Fonte: Agora MT


Acesse nosso Instagram e esteja por dentro de tudo!

Mara Oliveira
@MaraLonardonii

Atitude MT
@AtitudeMt