Em portaria publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (09/01), o assessor especial do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Carlos Ernesto Augustin, o Teti, foi designado como membro titular do Comitê Gestor Interministerial do Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis.
O comitê gestor coordenará as ações de planejamento e execução do Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD), lançado em dezembro do ano passado. O programa que tem como meta a recuperação e conversão de até 40 milhões de hectares de pastagens de baixa produtividade em áreas agricultáveis em uma década, o que garantirá o dobro de área de produção de alimentos no Brasil sem desmatamento, impedindo desta forma expansão sobre áreas de vegetação nativa.
Além do MAPA, o comitê gestor interministerial conta com membros Ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA); do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDCI); da Fazenda (MF); e das Relações Exteriores (MRE). Também contam com representantes do Banco Central do Brasil (BCB); Comissão de Valores Mobiliários (CVM); Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); BNDES; representantes do setor agropecuário; da agricultura familiar e de povos e comunidades tradicionais; e sociedade civil.
]