Enquanto membro titular da Comissão Permanente de Saúde da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT) e deputado estadual rondonopolitano, o parlamentar Sebastião Rezende defendeu a realização do Programa Mais MT Cirurgia, para zerar a fila de consultas, exames e cirurgias no Estado. Em uma nova parceria, somente na região Sudeste do Estado serão mais R$ 47.260.378,19 (quarenta e sete milhões, duzentos e sessenta mil, trezentos e setenta e oito reais e dezenove centavos) dentro da 2ª etapa do Programa.
Nesse caso, a execução do Programa Mais MT Cirurgia é uma parceria entre o Consórcio Regional de Saúde Sul de Mato Grosso (CORESS), representado pelo seu presidente Gustavo Melo, e o Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES). A cerimônia de assinatura da ordem de serviço do referido programa transcorreu na tarde desta quinta-feira (19/12), na sede do Consórcio Regional de Saúde, na Rua João Pessoa, número 1.357 – Centro A, em Rondonópolis.
O deputado estadual Sebastião Rezende, que é o único membro titular da região Sudeste do Estado na Comissão Permanente de Saúde da AL-MT, comemorou a assinatura dessa ordem de serviço e, ao mesmo tempo, parabenizou o Governo do Estado e o Consórcio Regional de Saúde pelos 49.520 procedimentos de saúde a serem feitos nos 19 municípios pertencentes ao referido Consórcio, incluindo o município pólo de Rondonópolis.
O parlamentar observa que as filas para cirurgias eletivas são um problema antigo e persistente na região Sudeste de Mato Grosso, sobretudo em Rondonópolis, especialmente por conta da situação do Hospital Regional de Rondonópolis, o qual possui estrutura de atendimento estrangulada e apresenta quase 100% da taxa de ocupação. Dessa forma, o programa será crucial para acabar com a fila de pessoas à espera de cirurgias eletivas nos 19 municípios da Regional, garantindo a qualidade de vida e o bem-estar da população.
Além das cirurgias eletivas, o Programa Mais MT Cirurgia atende a população com exames diversos e consultas. Segundo dados do Governo do Estado, neste ano de 2024, já foram realizados em todo o Mato Grosso mais de 53 mil procedimentos – um aumento de 62% em relação ao ano anterior, em que foram realizados cerca de 33 mil. Além de 15.968 cirurgias eletivas, foram realizados 21.286 exames e 16.299 consultas por meio do programa no Estado em 2024.
O aumento significativo nos atendimentos reduziu o tempo de espera dos pacientes de 59 para 26 dias em Mato Grosso. Além disso, em 2024 o programa passou a contar com 62 novos procedimentos, chegando a ofertar o total de 465 cirurgias em seu portfólio.
Fonte: Da Assessoria