Lula escolhe Camilo Santana para ser ministro da Educação.

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), definiu que Camilo Santana, ex-governador do Ceará e senador eleito pelo PT, será o Ministro da Educação na gestão petista. A cúpula do governo eleito também referendou o nome de Izolda Cela, atual governadora do Estado, para a Secretaria Nacional da Educação Básica. Izolda era uma das cotadas para assumir o cargo no alto escalão do novo governo.

Outra cotada para a Educação era Simone Tebet (MDB). A ex-senadora e ex-presidenciável apoiou Lula no segundo turno das eleições. De Mato Grosso do Sul, ela também chegou a ser procurada para a pasta da Agricultura.

Izolda tem a educação básica como uma das marcas de seu governo no Ceará. Na última sexta-feira (16), ela sancionou uma lei estadual para ampliar o ensino em tempo integral nas escolas municipais.

Camilo Santana governou o Ceará entre 2015 e 2022, deixando o cargo em abril para disputar as eleições ao Senado Federal. Izolda, sua vice, assumiu desde então. O ex-governador também já foi deputado estadual, secretário de Desenvolvimento Agrário e de Cidades do Ceará.