No auditório do Paço: Fotógrafo lança hoje o livro “Pantanal: um bioma exuberante”

O fotógrafo de Rondonópolis, César Augusto, lança hoje (9), às 19h, no auditório do Paço Municipal, o livro “Pantanal: um bioma exuberante”. A obra fotográfica conta a história do Pantanal Mato-grossense desde a ocupação pelos povos originários, ao homem pantaneiro, chegando às ameaças atuais ao bioma. Tudo isso por meio de fotografias apoiadas por textos científicos e históricos.

Ao A TRIBUNA, César Augusto destaca que o livro tem a objetivo de trazer um questionamento sobre como o Pantanal foi no passado, como está hoje e como será o seu futuro. Nas quase 200 páginas, a história do Pantanal é contada pelas imagens que são resultados do trabalho de 6 anos de expedições ao bioma.

“É um livro de fotografia diferente que mostra os habitantes originários do Pantanal, depois os pantaneiros e as ameaças atuais ao bioma como os garimpos, as autoestradas, a pecuária, a sojicultura, a caça e a pesca predatória, e, as queimadas”, exemplifica o fotógrafo.

Produzido em quatro línguas – português, inglês, espanhol e alemão – o livro, segundo o autor, se tornou realidade com apoio do Governo do Estado e patrocinadores. Esta 1ª edição conta com uma tiragem de um mil exemplares.

Além do lançamento oficial que acontece hoje em Rondonópolis, “Pantanal: um bioma exuberante” foi lançado em Cuiabá no último dia 6 de outubro.
“Pantanal: um bioma exuberante” foi produzido e editado por Hermélio Silva pela E.O.S. Editora e já está disponível pela Amazon.

O AUTOR

César Augusto é repórter fotográfico, formado em Direito e realiza expedições fotográficas por várias partes do Brasil. Somente no Pantanal, foram 6 anos de viagens fotografando o bioma.