O município e a população de Itá/SC, em passado recente (cerca de 20 anos), viram sua geografia e vidas transformadas pela construção de uma Usina Hidrelétrica.
A construção da usina se deu diante da crescente demanda de energia elétrica em nosso País, obra esta, que alagou 142 km² de terras e florestas, inclusive toda a área urbana do município.
Diante disto, restou submerso gigantesco lago, com mais de 700 km de margem, onde estão sepultadas residências de aproximadamente 10.000 pessoas residentes no meio rural e cerca de 5.000 pessoas no perímetro urbano, conhecida hoje como: “Antiga cidade de Itá”.
(primeira fotografia : é o sinuoso e belo rio Uruguai)
No final de maio: comunicadores do Brasil inteiro de várias áreas e nichos da COMUNICAÇÃO SOCIAL estarão presentes no @grandsuitesfamilyresort_ para o primeiro congresso de comunicação da @abraccos que tem como presidente @fernandofischersc @destaquesfernandofischersc
Um destino diverso do que era usual na região foi reservado à população rural e urbana deste município!
Também submersa nessa vastidão de águas, represadas pela mão humana, ficaram as lembranças do passado, as ruas e estradas onde viram passar seus vizinhos e amigos, além do fruto de seu trabalho; praças e escolas onde cresceram, brincaram e estudaram seus filhos; igrejas onde celebraram batizados, casamentos e encontros festivos; cemitérios onde descansavam seus entes queridos.
Enfim, suas raízes e suas lembranças, para nunca mais voltar!
Tudo isso está inerte, nas profundezas da conhecida “Barragem de Itá”.
Como símbolo de resistência, restaram apenas as torres da antiga igreja da cidade, como duas mãos postas, talvez a clamar pela continuidade daquilo que a mão humana foi capaz de transformar.
Se o progresso é um “mal necessário”, por certo, também proporciona oportunidades.
A nova geografia para o município de Itá estava projetada em uma maquete cenográfica e teria que ser executada.
A empresa @itaecoturismo vem a integrar essas iniciativas, trazendo ao público visitante, atrações singulares e até inéditas.