Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Eleição do Conselho Tutelar: Comissão segue apurando denúncias de supostas irregularidades

Eleição Conselho Tutelar
Guinâncio, presidente da CCJ da Casa de Leis: “dos sete denunciantes, seis já foram ouvidos” (Foto – Arquivo)

Os denunciantes de supostas irregularidades na eleição para a escolha dos novos conselheiros do Conselho Tutelar de Rondonópolis já estão sendo ouvidos pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal, vereador Subtenente Guinancio (PSDB).

Conforme foi noticiado, após receber várias denúncias apontando irregularidades no pleito eleitoral realizado no dia 1º de outubro, a CCJ da Câmara abriu um procedimento legislativo de controle externo para averiguar a veracidade ou não das informações.

“Dos sete denunciantes, seis já foram ouvidos. Apenas um que não conseguimos ouvir, pois estava de atestado médico em virtude de uma cirurgia. Porém, a oitiva está marcada para o próximo dia 6 de dezembro”, informou Guinancio, acrescentando que esta semana devem ser expedidas notificações para ouvir pessoas envolvidas nas supostas irregularidades denunciadas. Entre elas, estariam, inclusive, integrantes da atual gestão.

Saiba das nossas novidades da Coluna Social siga-nos no Instagram!

Os documentos encaminhados à Casa de Leis indicam que as irregularidades teriam sido cometidas por alguns candidatos que conseguiram se eleger, como transporte de eleitores e abuso de poder econômico, entre outras atitudes não permitidas.

O vereador tucano preferiu não dar detalhes sobre as informações colhidas nas primeiras oitivas. Pois, segundo ele, “o sigilo é importante para garantir a lisura das apurações e evitar prejulgamentos”.

Por outro lado, Guinancio reforçou a disposição de ir a fundo para apurar a “real verdade” do que aconteceu no processo de escolha dos novos conselheiros tutelares de Rondonópolis.

“A nossa missão é buscar apurar se houve irregularidades no processo eleitoral ou não. Caso se comprovem os fatos neste procedimento aberto, deveremos encaminhar para órgãos tomarem as devidas providências”, explicou.

Na cidade, 28 candidatos concorreram a 10 vagas, sendo cinco no Conselho Tutelar I (Centro) e mais cinco no Conselho Tutelar II (Vila Operária). A votação foi feita por meio de urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Para o Conselho Tutelar da Região Central, foram eleitos: Isabela Caroline dos Santos Piana, que obteve 766 votos; Marly dos Reis, com 682 votos; Alana Beatriz Espírito Santo, com 655 votos; Cláudia Ribeiro de Souza Oliveira, 646 votos; e Marcos Willian Lopes Sebastião, 457 votos.

Já para o Conselho Tutelar da Região Vila Operária, o mais votado foi Dheysiel de Souza Barbosa, com 328 votos. Em seguida vieram: Ana Paula Jorge, com 277 votos; Maria Conceição Honório Souza, 199 votos; Salomão Batista Fonseca, 190 votos; e Lady Anne Maciel Albertoni, com 136 votos.

Fonte: A Tribuna


Acesse nosso Instagram e esteja por dentro de tudo!

Mara Oliveira
@MaraLonardonii

Atitude MT
@AtitudeMt