O candidato a prefeito Thiago Silva (MDB) se reuniu com empresários de diferentes segmentos da indústria nesta terça-feira (10/09) e fez o compromisso de desburocratizar e modernizar a gestão pública em Rondonópolis, visando facilitar a atuação do setor produtivo e atrair mais investimentos para a cidade. O encontro ocorreu na Casa da Indústria, no Centro de Rondonópolis, contando com representantes dos Sindicatos das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon Sul), das Indústrias de Alimentação (Siar Sul) e das Indústrias Metalmecânicas e de Material Elétrico (Sindimec Sul).
Na ocasião, o setor industrial de Rondonópolis teve a oportunidade de fazer apontamentos, sugerir melhorias e tirar dúvidas junto ao candidato do MDB. Como integrante do setor das indústrias da construção civil e apoiador de Thiago Silva, o empresário Thiago Muniz (União Brasil) explanou aos presentes um pouco sobre o plano de governo da coligação Juntos por Toda Rondonópolis, o qual ajudou a elaborar. “Nós temos o poder nas mãos de decidir o rumo da cidade, porque eu vejo que temos uma chance clara de eleger o Thiago Silva, que não tenho dúvida é uma pessoa cabeça aberta, humilde para ouvir, ponderado para tomar as decisões e está fechado com nossa pauta”, externou.
Thiago Muniz destacou a proposta do grupo de Thiago Silva em modernizar a gestão pública, promovendo especialmente a desburocratização dos serviços públicos. Nesse sentido, apontou, por exemplo, a necessidade da gestão partir para emissão de alvará de construção online, assim como diversas cidades já vem fazendo com grande êxito, bem como o habite-se online. Atualmente, o setor produtivo sofre com a morosidade para obtenção de documentos como esses. “Quando isso é rápido, a roda da economia gira mais rápido… A gente precisa sair daqui hoje com o compromisso que a gente vai ter uma vida mais fácil… O serviço do cidadão precisa andar de forma célere!”, analisou.
O empresário da construção civil reforçou que não tem nenhum interesse pessoal na eleição, mas que espera uma gestão eficiente e que Rondonópolis possa revigorar seu protagonismo, gerando oportunidades para todos, seja empresários ou trabalhadores. Inclusive, lamentou a apresentação da proposta de Plano Diretor pela atual administração de forma totalmente descomprometida com o desenvolvimento da cidade e com grandes absurdos que atrapalhariam o crescimento local. Nesse sentido, Muniz enfatizou que agora é hora de não dividir, mas de somar forças para eleger uma pessoa “nova, honesta, de família, temente a Deus e que está preparada para administrar a cidade”.
Referendando esse discurso de fazer com que a máquina pública funcione com agilidade, Thiago Silva fez uma apresentação das principais propostas para o setor produtivo, bem como externou a necessidade de dar prioridade para setores essenciais como saúde e educação. Em um de seus compromissos, ele garantiu que vai se valer da tecnologia para destravar os serviços públicos, citando alguns exemplos do seu plano de governo, como os programas “Facilita Rondonópolis”, para desburocratização dos negócios empresariais, e “Acelera Rondonópolis”, visando fomentar a industrialização da cidade. Em seu entender, Rondonópolis precisa de ações modernas para retomar seu protagonismo, incluindo industrial, em Mato Grosso.
Além de criar novos distritos industriais com toda estrutura necessária, Thiago Silva ouviu a necessidade de se restruturar o atual Conselho de Desenvolvimento Industrial (Codipi), para que possa promover decisões realmente coletivas e atrair investimentos. Nisso, os presentes criticaram duramente a ausência de condições de operação no distrito industrial de Vila Operária. Para o prefeiturável, falta diálogo por parte do atual gestor em entender os anseios e demandas do setor empresarial. Diante das solicitações, ele se comprometeu ainda em estudar meios para que o Plano Diretor em tramitação na Câmara seja revisado, com apresentação de uma nova diretriz de acordo com a vontade da sociedade.
Com a pretensão de formar um secretariado técnico, o candidato também prometeu mais investimentos em obras estruturantes para Rondonópolis, como construção de viadutos em pontos críticos do trânsito, além de articulação para implantar o viaduto no Trevão, modernização do trânsito, construção de novas pontes na área central, abertura de novas avenidas, melhoria das entradas da cidade, correção do ponto de alagamento na Avenida Presidente Médici, entre outras. “Rondonópolis cresceu e a gestão ficou para trás. Nosso compromisso é para que a gestão avance e retome o protagonismo da cidade”, afirmou.