ULTRASSOM NO SUTIÃ|CIENTISTAS CRIAM DISPOSITIVO QUE PERMITE DETECTAR CÂNCER DE MAMA

Pesquisadores do MIT desenvolveram um dispositivo de ultrassom vestível que pode ser preso a um sutiã e detectar tumores ainda em estágios iniciais, principalmente entre mulheres com alto risco de desenvolver câncer de mama entre mamografias de rotina, que representam 20% a 30% dos casos.

Segundo os cientistas, as imagens geradas têm resolução semelhante às das sondas de ultrassom tradicionais. A taxa de sobrevivência para câncer de mama em estágios iniciais é de quase 100%, caindo para cerca de 25% em descobertas tardias.

Quando o câncer de mama é diagnosticado nos estágios iniciais, a taxa de sobrevivência é de quase 100%. No entanto, para tumores detectados em estágios mais tardios, essa taxa cai para cerca de 25%.
O dispositivo é um adesivo flexível que pode ser preso a um sutiã, permitindo que o usuário mova um rastreador de ultrassom ao longo do adesivo e visualize o tecido mamário de diferentes ângulos. Segundo os pesquisadores, as imagens obtidas têm uma resolução comparável à das sondas de ultrassom usadas em centros de imagens médicas.
“Mudamos o fator de forma da tecnologia de ultrassom para que ela possa ser usada em sua casa. É portátil, fornece monitoramento em tempo real e fácil de usar do tecido mamário”, diz
Canan Dagdeviren, professora associada do MIT.

Fonte : O Globo